DEFENRORES E DEFENSORAS POPULARES

Defensores e Defensoras Populares

Na forma de socialização do conhecimento jurídico básico, no anseio de uma profunda transformação social e altamente convicto dos ideais da democracia brasileira, o projeto desenvolve atividades de formação na modalidade curso, em caráter permanente, junto às comunidades carentes, pessoas idosas e com deficiência no âmbito do Distrito Federal.

No contexto de grupos vulneráveis, emerge o objetivo central do projeto, um despertamento do interesse relacionado ao conhecimento jurídico, a importância da cidadania e da participação popular no fortalecimento dos ideais democráticos, com foco na formação de agentes de transformação social e no estabelecimento de uma cultura de direitos por meio de sua garantia e defesa, bem como da promoção da paz nos mais diversos aspectos.

O público é composto por pessoas pertencentes a grupos vulneráveis no Distrito Federal, pessoas idosas e com deficiência. Devem possuir, pelo menos, (dezoito) anos de idade, hipossuficientes economicamente, visto que atuarão como defensores e defensoras populares em suas comunidades.

O programa trabalha noções de direito a partir de uma introdução crítica relacionada ao nascimento, a infância e adolescência, os direitos humanos e suas normativas, os idosos e suas garantias, os direitos dos deficientes e uma visão crítica ao sistema judicial.

Para mais informações, acompanhe as futuras publicações deste importante programa.