EIXO COMUNIDADE

Eixo Comunidade


O propósito central da Defensoria se estabelece na expressão “assistência jurídica integral e gratuita”. Os contornos desta sentença ganham força quando observados pela ótica Constitucional, um trabalho voltado para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, que se desenvolve pelo propósito de erradicação da pobreza e da marginalização, pela redução das desigualdades sociais e regionais, onde cada um desses objetivos atravessam o ideal de um órgão estatal que concretize em sua atuação o direito de acesso à justiça em seu mais amplo sentido, estabelecendo uma cidadania efetiva.

Na essência das atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública, está a nobre missão da Educação em Direitos, a oferta de um acesso claro e conciso dos direitos básicos do cidadão, em uma linguagem plenamente acessível e com foco de promoção da cidadania, da dignidade da pessoa humana e do fortalecimento da fraternidade nas relações sociais. A transformação almejada não pode ser alcançada se o acesso à justiça for interpretado apenas como acesso ao Poder Judiciário. A Educação em Direitos é a que mais aproxima o cidadão da verdadeira cidadania e da busca por transformação social, cabendo a Defensoria transmitir essa educação emancipadora.

Nesse sentido, a Easjur promove atividades gratuitas de educação em direitos juntos aos jovens, às famílias, às pessoas em situação de vulnerabilidade social, aos gestores, professores e funcionários da comunidade escolar, às pessoas surdas, aos intérpretes de Libras, aos conselheiros tutelares, além de outros setores organizados da comunidade, visando criar protagonistas sociais. A ideia é implementar a cultura da informação qualificada para a transformação da sociedade.

Esse conjunto de atividades denomina-se "EIXO COMUNIDADE". Para possibilitar a realização dessas iniciativas, a Escola mantém cooperações técnicas com instituições de ensino, órgãos públicos e privados e entidades cuja atuação tenha afinidade com a responsabilidade social e com a missão institucional da DPDF.

Destinado a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em seus mais variados aspectos, a Defensoria Pública desenvolve projetos nas mais diversas áreas sociais, o projeto Conhecer Direito, Renovação, Cidadania Bilíngue, Direito para a Liberdade, Comunicação Restaurativa, Programa de Atendimento Integrado, bem como outras tantas atividades que enfrentam as problemáticas sociais.

Para mais informações, acompanhe as publicações da Escola sobre os mais diversos projetos que estão em desenvolvimento e como você pode se envolver com as causas defendidas e trabalhadas pela Defensoria Pública do Distrito Federal.