Projeto Conhecer Direito - 16ª turma (PRÉ-MATRÍCULA)

C
          urso Projeto Conhecer Direito - 16ª turma (PRÉ-MATRÍCULA)
Detalhes

Atividade

Projeto Conhecer Direito - 16ª turma (PRÉ-MATRÍCULA)

Inscrição

Do dia 30/07/2019 ao dia 14/08/2019

Público

Dísponível para o público externo

Data

Do dia 29/07/2019 ao dia 10/12/2019

Descrição

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio de sua Escola (Easjur), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), apresenta o projeto Conhecer Direito – 16ª turma, iniciativa social gratuita, com 9 anos de história – desde 2010 –, voltada para a socialização de conhecimento jurídico básico a estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano) da rede pública de ensino do DF.

Tendo a educação em direitos como dever estampado na Constituição Federal de 1988 e na Lei Complementar n.º 80/94, a Defensoria propõe a formação de jovens participativos e conscientes, por meio de um processo que orienta a formação do sujeito de direitos, com a apreensão de conhecimento e construção coletiva de ideias, numa perspectiva de cidadania ativa.

Isto significa educar o ser humano para assumir o seu lugar no mundo, sendo coerente e responsável diante das múltiplas relações desenvolvidas dentro da dimensão estatal, pois, conhece e aplica naturalmente conhecimento mínimo em situações cotidianas.

Assim, buscamos uma alteração profunda de paradigmas na sociedade, saindo da conjuntura do analfabetismo em direitos para a cultura da informação qualificada, com foco na redução da litigiosidade. Mais do que isso, é o despertar para o juízo crítico, trazendo a capacidade de ter opiniões válidas e decisões acertadas, sem a necessidade de socorrer-se ao sistema de Justiça.

Tendo 100 vagas limitadas, as inscrições estão abertas entre os dias 30 de julho a 16 de agosto de 2019, sendo que a pré-matrícula deve ser realizada no site: escola.defensoria.df.gov.br e a entrega dos documentos (lista e formulário disponíveis em "edital do curso") deve ser presencialmente na sede da Easjur.

A matrícula somente será efetivada após a entrega dos documentos, quando o aluno receberá pessoalmente o uniforme do projeto.

Com o início das aulas em 20 de agosto, os encontros acontecerão todas as terças e quintas-feiras, no horário das 16h às 18h30, na sede da Easjur, localizada no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Edifício Rossi Esplanada Business, Brasília-DF (próximo ao HRAN e Liberty Mall).

Será disponibilizado material didático elaborado pelo Instituto Brasileiro de Educação em direitos e Fraternidade (IEDF), que explica os direitos da nossa vida e a vida dos nossos direitos, abordando temas relacionados às disciplinas de Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Família, Penal, Trabalho, Noções de Processo, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e Atualidades.

Ao final, os alunos concluintes receberão certificado.

Para mais informações, entre em contato conosco: escoladpdf@gmail.com / 2196-4409 / 2196-4410.

O período de inscrições já foi encerrado, entre em contato conosco para uma tentativa de inscrição fora do período.